TECIDOS E MATERIAIS
Priorizamos fornecedores que trabalham com gestão de resíduos, preservação ambiental e processos produtivos mais eficientes e de menor impacto. Porém, temos como objetivo evoluir e melhorar ainda mais a escolha das nossas matérias-primas.
Criamos uma classificação para os tecidos usados na nossa coleção de acordo com o impacto de cada um, para que você, consumidora, entenda o que estamos usando e possa fazer uma escolha mais consciente de acordo com o que é importante para você!
TECIDOS “A” : são produzidos de maneira mais responsável por fornecedores certificados e são de menor impacto:
- Ecomalha: usada na nossa primeira linha de acessórios, esse fio é desenvolvido através do reaproveitamento de retalhos provenientes da indústria têxtil. Dessa forma, aumentamos a vida útil dessas fibras e damos um novo uso a um produto que seria descartado em aterros sanitários. Os resíduos são separados por cor e estampa e então são refibrados em novos novelos. Inclusive, por se tratar de retalhos únicos e misturados, pode haver pequena variação na cor do seu produto. Mas isso não é um problema! Pelo contrário, significa que ele é único e feito para você :)
TECIDOS “B” : são opções alternativas às tradicionais - ou seja, desenvolvidas a partir de fios naturais mas que não são não necessariamente ecológicas.
- Tricoline: feito a partir da fibra de algodão, optamos por usar um tecido que tem menor impacto socioambiental e que conta com a certificação de órgãos nacionais e globais:
-
SELO BCI: a Better Cotton Initiative é uma organização internacional que visa a melhoria dos processos na produção do algodão. O processo BCI leva em conta minimizar o impacto prejudicial do cultivo, como o manejo de produtos químicos, uso eficiente da água, cuidado com a saúde do solo e da biodiversidade, entre outros. Além disso, fornecedores com esse selo garantem a rastreabilidade da matéria-prima e relações justas de trabalho.
-
SELO SOU DE ALGODÃO: significa que o algodão é produzido localmente de maneira mais responsável, correta e justa. O projeto é endossado pela ABRAPA (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) e busca fortalecer os principais agentes da cadeia produtiva do país.
- SELO STANDARD 100 by OEKO-TEX®: esse selo traz confiança em relação à segurança do nosso produto. Significa que ele foi testado e que não há a presença de substâncias nocivas para o corpo ou meio ambiente.
- Viscolinho: parte das nossas peças foram desenvolvidas com uma viscose de reflorestamento. A viscose, apesar de ter como origem uma matéria-prima vegetal, é extremamente poluente e causa grandes impactos ambientais. Por isso, usamos um tecido que utiliza madeira proveniente de manejo florestal sustentável, respeitando o ecossistema, e com processos livres de químicos e produtos tóxicos.
TECIDOS “C”: são feitos a partir de base sintética ou de fibras naturais que têm impactos ambientais maiores. Para essa parcela da nossa produção, estamos comprometidas a continuar buscando opções melhores para substituí-los em nossas próximas coleções
- Viscose: apesar de ser uma fibra de celulose proveniente de fonte renovável, a viscose é uma matéria-prima artificial e com grande impacto ambiental no seu processo de extração, produção e reciclagem. Seguimos em busca e testando novas matérias-primas para substituir o uso da viscose “tradicional” nas nossas próximas coleções.